segunda-feira, 9 de novembro de 2009






O furacão Ida foi rebaixado à categoria 1 nesta segunda-feira, dia 9, quando se dirige para instalações de gás e petróleo na parte central do Golfo do México, depois de matar 124 pessoas em El Salvador, onde causou inundações e deslizamentos. Os ventos regulares do furacão diminuíram para 145 quilómetros por hora, e devem perder ainda mais força nas próximas 24 horas, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês). O Ida, entretanto, ainda deve ser chegar à costa americana do Golfo do México com o status de furacão, o que deve acontecer na noite desta segunda ou na manhã de terça.O Ida deve chegar à costa dos EUA em algum lugar entre a Louisiana e a Flórida. Há um alerta sobre furacões em vigor no trecho entre Pascagoula (Mississippi) e Indian Pass (Flórida). A Louisiana declarou estado de emergência no domingo, o que permite ao governo local mobilizar tropas e equipas de resgate.
Às 7 horas (no horário de verão de Brasília), o olho do furacão estava cerca de 460 quilómetros a sul-sudeste da foz do rio Mississippi, e 605 quilómetros ao sul de Pensacola, na Flórida. Ao longo do dia, ele deve fazer uma curva para norte e acelerar sua aproximação da costa do Golfo, mas na terça-feira deve se desviar novamente a nordeste.
Em El Salvador, as chuvas causadas pelo Ida causaram transbordamentos de rios e deslizamento de encostas. Áreas montanhosas ficaram isoladas, e casas mais rústicas foram arrastadas pelas águas.

1 comentário:

  1. A notícia é bastante oportuna viato ser uma informação recente de uma catástrofe, mas atenção, quando copiamos algo da internet deveremos colocar no fim da notícia a fonte da informação.

    Bom trabalho!

    ResponderEliminar